terça-feira, 12 de março de 2013

Texto de Trabalho

Para aqueles que estão chegando agora a esta reflexão, do que trata este texto? Trata de expor algumas ideias em torno do tema da construção do conhecimento no espaço escolar. Está dentro de um contexto maior, de revisão das práticas pedagógicas do Segmento de 6º a 8º Anos do Ensino Fundamental, subsidiando também discussões em outros Segmentos. Daí o convite para que todos os Educadores do Curso Diurno pudessem tomar contato com nossas proposições, ainda iniciais, para que reflitamos em conjunto e repensemos o Colégio como um todo, muitíssimo dentro do espírito da atualização do Projeto Pedagógico que viveremos em 2013.
Algumas perguntas nortearam nossa produção. A principal delas foi, sem dúvida, quanto ao processo de construção do conhecimento. Como ele ocorre? Qual o papel da escola em sua realização? Como relacionar informação e conhecimento? Que mudança – paradigmática – nos leva a repensar a função social da escola hoje? Quais as condições necessárias para que a construção do conhecimento se dê, aqui e agora? Qual o papel dos educadores no processo?
Tentamos responder, de alguma forma, todas as questões que levantamos. Tivemos como base nossa prática, além de uma bibliografia indicada, acrescida de outras leituras e de materiais os mais diversos, vindos da cultura (em sentido estrito) e das ciências. Nosso texto, como sempre, não reflete todas as discussões que tivemos enquanto o pensávamos. Mas apresenta os pontos centrais que, mais tarde – ainda neste ano – servirão para que encaminhemos as propostas de revisão das práticas pedagógicas do Segmento.
Nosso texto divide-se em cinco capítulos, precedidos desta introdução e sucedidos de uma conclusão. Cada capítulo tem como eixo gerador um livro da bibliografia indicada. Como todo trabalho coletivo, traz as marcas de seus autores, mas tem um fio condutor comum, surgido de nossas conversas na preparação do texto e de boa parte de nossas vivências, dadas aqui no nosso Colégio. Vocês perceberão, nos exemplos e nas entrelinhas, as marcas de nossas pegadas, que são suas também, no chão desta escola.
Enfim, esperamos que vocês tenham uma boa leitura, discordem, concordem, acrescentem, sugiram, façam deste texto de trabalho um texto seu. Temos refletido muito sobre a importância de que nos sintamos autores de nossas vidas, protagonistas dos processos de que participamos. Sabemos que a coautoria gera a corresponsabilidade. Assim, pretendemos ser corresponsáveis por aquilo que vivermos daqui para frente, mesmo que não saibamos – graças a Deus – exatamente o que isto será. Vamos experimentar a confiança e a partilha, na certeza de que podemos fazer deste centro de excelência que é o São Vicente um Colégio ainda melhor!

Construção do Conhecimento e Escolaridade
Conclusões do Grupo de Reflexão
Texto de Trabalho - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário